Follow us
Share
Inglês
Search
Android - Bases de Dados e Geolocalização
Ricardo Queirós
-10%
€ 19,95 € 17,96
Availability: Available
Publication Date: 2016ISBN: 978-972-722-862-1
Publisher: FCAFixed Price:
Yes
This book is covered by the Fixed Book Price Law. For more information, please consult the frequently asked questions"
Collection: MyTIPages: 192
Format: 17x24 cmLanguage: Português
As necessidades diárias dos consumidores continuam fortemente ligadas aos dispositivos móveis, que se tornaram objetos essenciais na vida de qualquer um. Para responder a estas exigências do dia a dia, o desenvolvimento de aplicações para dispositivos Android continua a apresentar um forte crescimento.

Neste livro, que dá continuidade a outras obras do mesmo autor, apresentam-se dois tópicos essenciais no desenvolvimento de aplicações em qualquer plataforma de software: as bases de dados e a geolocalização.

A gestão de dados assume um papel preponderante no desenvolvimento de aplicações consistentes. Para tal é necessário conhecer e dominar as técnicas de persistência de dados existentes no sistema Android como, por exemplo, as bases de dados. A geolocalização, por sua vez, está na base de uma ampla variedade de serviços incluídos na Google Play Services, onde se destacam várias API que tornam as aplicações Android mais contextuais e reativas ao local onde o dispositivo se encontra, criando uma experiência de utilização da app mais rica para o utilizador.

Trata-se de uma obra fundamental e de leitura obrigatória para profissionais da área da programação móvel, professores e alunos de disciplinas de computação móvel e para todas as pessoas interessadas nas novas tecnologias que queiram tirar partido do seu dispositivo móvel.

A linguagem de programação usada é o Java e o ambiente de desenvolvimento onde foram escritos todos os exemplos da obra, compatíveis com a versão 7.x do Android, é o Android Studio 2.

Entre outros, são abordados os seguintes temas:

· Técnicas de persistência de dados;
· Bases de dados SQLite e Realm;
· Mapeamento objeto-relacional com o Sugar ORM;
· Gestão remota de dados com o PHP e o MySQL;
· Frameworks para acesso a dados na cloud;
· Storage Access Framework;
· Manipulação de mapas com a API Maps v2;
· Deteção de localização com a API Location;
· Reconhecimento da atividade do utilizador com a API Activity Recognition;
· Gestão de proximidade com a API Geofencing;
· Gestão de pontos e locais de interesse com a API Places.
Target-Audience
· Profissionais da área da programação móvel;
· Professores e alunos de disciplinas de computação móvel;
· Todas as pessoas interessadas nas novas tecnologias que queiram tirar partido do seu dispositivo móvel.
Preview
Authors
Ricardo Queirós (ricardo.queiros@gmail.com)
Doutorado em Ciências de Computadores pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Exerce a sua atividade como docente na Escola Superior de Media Artes e Design (ESMAD), onde é responsável por disciplinas na área das Linguagens e Técnicas de Programação e Bases de Dados. Paralelamente desenvolve atividade científica na área da interoperabilidade entre sistemas de e-learning. É membro efetivo do Center for Research in Advanced Computing Systems (CRACS), uma unidade de investigação do Laboratório Associado INESC TEC. Autor dos livros Android – Desenvolvimento de Aplicações com Android Studio, Desenvolvimento de Aplicações Profissionais em Android e Android – Introdução ao Desenvolvimento de Aplicações e coautor do livro Introdução ao Desenvolvimento de Jogos em Android, todos publicados pela FCA.

In case of doubt, please consult the FAQ
The discounts, promotions and campaigns are valid for 19-01-2018, unless otherwise informed.
Seara.com

O Grupo LIDEL utiliza cookies nos seus websites, para lhe proporcionar uma experiência mais agradável e personalizada. Ao fechar esta mensagem, consideramos que está a aceitar a nossa política de cookies.
Saiba mais aqui.

Close