A Blockchain tem o potencial de transformar profundamente organizações e sociedades. Ao permitir criar um novo tipo de sistema de registo (descentralizado, transparente, imutável e seguro, capaz de sincronizar uma visão comum do seu estado), emerge, da Blockchain, um protocolo de geração de confiança no sistema que dispensa, para o seu exercício, o recurso a entidades centrais.
A Blockchain permite, por isso, redesenhar cadeias de abastecimento, descentralizando, desintermediando, reduzindo custos e riscos, e assim incrementar a eficiência. O seu suporte a smart contracts (contratos digitais que autoexecutam as suas cláusulas) permite, também, a concretização de níveis sem precedentes de automatização dessas cadeias.
Este livro constitui uma primeira introdução à Blockchain, ao seu conceito, aplicabilidade e implicações. Começando por apresentar conceptualmente a Blockchain como um novo protocolo para geração de confiança, aborda seguidamente a rede Bitcoin e as criptomoedas. Avançando para a apresentação da rede Ethereum e do conceito de smart contract, aborda a evolução geracional para a Blockchain 2.0. Termina com uma reflexão sobre as implicações, não sem antes dar nota de casos reais de aplicação.
Destinado a gestores, decisores de IT/SI e ao público em geral.
O primeiro livro escrito em Portugal sobre a Blockchain!
Uma obra que dá a conhecer os conceitos, as práticas e o futuro desta tecnologia, que vai muito além das criptomoedas. Com casos práticos de aplicação e uma previsão sobre as implicações da Blockchain na economia e na sociedade.
Temas:
· Confiança e geração de confiança
· Intermediação e descentralização
· Criptografia: confidencialidade, autenticidade e integridade
· Dinheiro: das commodities às criptomoedas
· Blockchain 1.0: bitcoin e ecossistema Bitcoin
· Blockchain 2.0: altcoins, smart contracts e Ethereum
· Exemplos de aplicação
· Implicações
Público-Alvo
· Gestores
· Decisores de TI/SI
· Público em geral
Pré-visualização
Autores
Pedro Martins
Diretor de TI/SI no NOVO BANCO e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Data Science. Trabalhou para grandes multinacionais de consultoria, tendo executado variados projetos de TI/SI para diversas empresas financeiras, de telecomunicações e de energia.