A boa utilização vem com a prática: Esta obra é dedicada à componente prática da UML, sem esquecer os conceitos teóricos, os quais são apresentados na resolução dos exercícios.
Aprenda e teste os seus conhecimentos: Todos os exercícios são apresentados em forma de fichas de trabalho e contêm - Enunciado, Solução e Resolução. Para além das fichas de trabalho, é ainda incluída uma ficha de integração com um exercício completo que lhe permitirá consolidar e testar os conhecimentos adquiridos com os exercícios anteriores. Nesta obra são adoptados os conceitos da versão 2.1 da UML.
Utilização de situações do quotidiano: Os exercícios baseiam-se em situações do dia-a-dia, para que o leitor não encontre dificuldades em adaptar as acções apresentadas às circunstâncias com que se depara habitualmente.
Destinado a públicos diversos: A obra Exercícios de UML é uma ferramenta útil para autodidactas que queiram pôr em prática os seus conhecimentos, professores e formadores que necessitem de complementar as suas aulas e acções de formação com exercícios práticos. É igualmente útil para alunos que queiram desenvolver a sua capacidade de estruturação do raciocínio lógico, que constitui uma condição fundamental para uma adequada concepção e programação de sistemas informáticos.
A UML é uma linguagem de modelação visual que constitui um standard adoptado pelo Object Management Group (http://www.uml.org/). Esta linguagem permite especificar, visualizar e documentar sistemas de informação, incluindo a sua arquitectura, estrutura e funcionalidade. O carácter abrangente da UML faz com que possa ser usada com todos os tipos de processos, ao longo de todo o ciclo do desenvolvimento do software, e com diferentes tecnologias de implementação. A UML é igualmente adequada para a modelação de sistemas organizacionais, permitindo clarificar os processos de negócio e os fluxos de informação. Permite promover a comunicação entre os gestores de informação, que conhecem as necessidades da organização, e os outros membros da equipa que irão desenvolver o sistema de informação.
No livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:
·Diagrama de Use Cases
·Diagrama de Classes
·Diagrama de Actividades
·Diagrama de Estados
·Diagrama de Sequência
·Diagramas de Componentes
Texto de apresentação e livro escritos ao abrigo da antiga ortografia.
Público-Alvo
Estudantes e profissionais nas áreas de análise e especificação de Sistemas de Informação, Engenharia de Programação/ Software e Sistemas Orientados por Objectos
Pré-visualização
Autores
Henrique O`Neill
Professor Associado do ISCTE-IUL na área de Sistemas de Informação. Possui um Mestrado em Engenharia de Telecomunicações e Informática pelo IST e um Doutoramento em Computer Integrated Manufacturing pela Universidade de Cranfield no Reino Unido. Director do ADETTI-IUL, Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias de Informação do ISCTE-IUL. Co-autor da obra Fundamental de UML, editada pela FCA.
Mauro Nunes
Gestor de Projectos na área de Sistemas de Informação. Possui um Mestrado em Sistemas de Informação pela Universidade de Sheffield no Reino Unido e o Doutoramento em Ciências e Tecnologias de Informação pelo ISCTE-IUL. Co-autor da obra Fundamental de UML, editada pela FCA.
Pedro Ramos
Professor Associado e Vice-Presidente do Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE-IUL. Doutorado em Ciências e Tecnologias da Informação. Coordenador do Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação do ISCTE-IUL. Experiência de coordenação, análise e desenvolvimento de sistemas de informação em diversas organizações empresariais.