O HTML5 chegou e veio para ficar! Apesar de a especificação ainda não ter atingido o estado de
release candidate, a verdade é que a nova versão do HTML, que substitui o HTML 4.01, o XHTML 1.0 e o XHTML 1.1, tem vindo a ser incrementalmente suportada pelos principais
browsers existentes no mercado. Este é o livro ideal para quem ainda não conhece as novas funcionalidades introduzidas pela especificação e quer aprofundar os seus conhecimentos nesta área. Para os leitores com pouca experiência, o primeiro capítulo apresenta um pequeno tutorial com o qual poderão aprender os conceitos básicos associados à correta construção de páginas HTML. Nesta edição Atualizada e Aumentada foram adicionados novos exemplos que ilustram o uso dos elementos HTML5 e apresentam várias estratégias que permitem combiná-los para concretizar cenários mais avançados. Ao longo deste livro, é possível encontrarmos informação detalhada e exemplos práticos que ilustram as principais novidades introduzidas pela última versão do HTML.
Todos os tópicos são apresentados pormenorizadamente, com recurso a vários exemplos práticos que ilustram os conceitos teóricos apresentados. Numa altura em que o HTML5 está a impor-se cada vez mais, este livro será, porventura, uma boa referência para todos aqueles que querem começar imediatamente o seu estudo de HTML5.
Em conjunto com os livros
CSS3 de Pedro Remoaldo e
Javascript de Luis Abreu, esta obra é uma ferramenta indispensável para dominar a construção de páginas web 2.0 de uma forma económica e eficaz.
Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:
·Os novos elementos semânticos;
·Os elementos Canvas e SVG;
·Como embeber vídeo e áudio numa página sem recurso a
plugins;
·As API de geolocalização e de
microdata;
·Como configurar aplicação para ser usada em modo offline;
·O novo mecanismo de
Web storage para guardar informação no lado cliente;
·Como melhorar os formulários com a utilização dos novos controlos de introdução de dados;
·Como comunicar com recursos remotos mantidos noutras janelas ou em URI remotos;
·Como usar as Web
Workers para aumentar a eficiência de uma aplicação.
Legenda PT (77KB)