No mundo atual, em todas as áreas das nossas vidas, os dados são gerados a partir de fontes muito diversas e numa escala sem precedentes. A capacidade de analisar estes dados e a partir deles obter e filtrar informação, conseguindo gerar conhecimento útil e aplicável na resolução de problemas, é uma das características que distinguem os melhores profissionais em diversas áreas, sendo apontada como uma das competências mais desejáveis num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Este livro, com uma vertente marcadamente prática, vem apresentar as principais fases de um projeto de análise e exploração de dados, com inúmeros exemplos práticos em R, um dos sistemas com maiores potencialidades no processamento, análise e exploração de dados em larga escala.
O leitor (seja estudante do ensino superior, seja profissional de qualquer área com interesse na análise de dados) encontra aqui inúmeros exemplos, bem como exercícios resolvidos e propostos, podendo, no final, experimentar vários casos de estudo de maior dimensão, onde se apresentam as principais etapas de projetos em diversas áreas.
Faça a leitura deste livro em paralelo com a utilização do sistema R e tirará verdadeiro partido desta obra!
OS CASOS PRÁTICOS:
· Caso 1 - Reconhecimento de atividades humanas usando telemóveis
· Caso 2 - Análise da qualidade de vinhos para controlo de qualidade e certificação
· Caso 3 - Análise de dados de crédito bancário
· Caso 4 - Análise de dados de expressão genética em pacientes com cancro
Público-Alvo
· Alunos do ensino superior, em unidades curriculares de análise e exploração de dados, estatística, programação em R, entre outras.
· Profissionais de diversas áreas com interesse e/ou necessidade de analisar dados, incluindo nas áreas das tecnologias de informação, economia e finanças, marketing, banca, seguros, áreas biomédicas, engenharias, entre muitas outras.
Pré-visualização
Autores
Miguel Rocha
É, atualmente, Professor Associado no Departamento de Informática da Universidade do Minho, onde é também investigador do Centro de Engenharia Biológica e Diretor do Mestrado em Bioinformática.
É autor de mais de 150 artigos em revistas e conferências internacionais e investigador responsável em vários projetos financiados, em áreas relacionadas com a mineração de dados, a aprendizagem máquina e a computação evolucionária, com aplicações nos campos da bioinformática, da biologia de sistemas e da otimização de redes de computadores.
Leciona, ainda, várias unidades curriculares relacionadas com a bioinformática e com a análise e exploração de dados biológicos.
Pedro G. Ferreira
Licenciado em Engenharia de Sistemas e Informática e doutorado em Inteligência Artificial pela Universidade do Minho. Atualmente é Investigador FCT no Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto (Ipatimup) e Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3s).
Os seus interesses de investigação incluem as áreas da genómica das populações humanas e da genómica de cancro bem como a aprendizagem automática e análise de dados de grande escala e dimensão.