Apesar do facto de, nos últimos tempos, terem surgido novas linguagens que se impõem cada vez mais nos meios profissional e académico, muitos são os professores e os profissionais que pensam que o Pascal ainda é a melhor linguagem para aprender os fundamentos da programação, para criar bons hábitos nos principiantes e para abrir caminho para a continuação dos estudos em informática.
Pascal - Técnicas de Programação, agora reeditado pela FCA, apresenta o Pascal na sua forma "clássica", podendo ser usado tanto em ambientes de programação convencionais como em ambientes integrados. Sendo um livro introdutório, não presume que o leitor tenha quaisquer conhecimentos preliminares de programação.
Na parte final do livro são apresentados exemplos de desenvolvimento de programas completos, que fazem desta obra uma ferramenta de trabalho, teórica e prática, muito útil para professores e alunos do ensino secundário e para os estudantes do ensino superior.
Trata, entre outros, os seguintes temas:
· Conceitos básicos (variáveis, expressões, instruções, tipos, funções, etc)
· Tipos estruturados (vectores e registos)
· Ficheiros
· Algoritmos (gerais, com vectores e com ficheiros)
· Programação com apontadores
· Algoritmos de cálculo numérico
Texto de apresentação e livro escritos ao abrigo da antiga ortografia.
Público-Alvo
· Estudantes e professores dos cursos de informática do ensino secundário e profissional;
· Estudantes dos cursos superiores de informática para as cadeiras onde o Pascal é utilizado;
· Programadores e autodidatas;
· Cursos de formação.
Autores
Pedro João Valente Dias Guerreiro
Fez os seus estudos de informática na Universidade Nova de Lisboa, onde é agora professor, e na Universidade de Grenoble. Tem uma vasta experiência no ensino da programação, tanto na universidade como na indústria. É responsável pelas cadeiras iniciais de Programação, na licenciatura em Eng. Informática da FCT da UNL. É autor dos livros Programação com Classes em C++ e Elementos de Programação com C (2ª Edição Revista), editados pela FCA.